A gratuidade no transporte coletivo da Cidade abrange menores de 5 anos, maiores de 65 anos e portadores de necessidades especiais cadastrados na CET-Santos. A isenção do pagamento da tarifa também é estendida a oficiais da Polícia militar, Exército e Guarda Municipal, além de funcionários dos Correios e oficiais de Justiça com identificação.

IDOSOS

Os maiores de 65 anos, pela Constituição Federal de 1988, têm direito à gratuidade em ônibus municipais. Qualquer documento de identidade pode ser apresentado no embarque, mas a carteira especial emitida pela CET-Santos facilita a identificação por parte do motorista.

Endereço para obtenção das carteiras:
no guichê da CET-Santos – posto do POUPATEMPO - Rua João Pessoa, 246 a 266 – Centro/Santos
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h - Sábados das 8h às 13h e na

Levar RG (original e cópia) e uma foto 3x4 recente.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Os portadores de necessidades especiais (Lei 3335/2016 de 28 de Dezembro de 2016) têm direito ao transporte gratuito. A concessão do benefício e renovação terá validade de dois anos em caso de deficiência temporária e por cinco anos em caso de deficiência definitiva de acordo com a avaliação médica. Apresentar uma fotocópia do laudo médico atualizado, uma foto 3x4 recente, RG e CPF (originais e cópias), além de comprovante de residência atualizado em Santos. A isenção se aplica também aos acompanhantes daqueles que não se locomovem sozinhos.
Os portadores de necessidades especiais maiores de 13 anos devem passar por perícia médica na CET-Santos (Av. Rangel Pestana, 126 - Vila Mathias). É necessário levar laudo médico e antes agendar a consulta pelo telefone 3233.3236.
Os menores de 12 anos devem ser avaliados no Centro de Valorização da Criança (CVC), destes endereços: Av. Bernardino de Campos, 617 (Gonzaga), Rua Almeida de Moraes, 214 (Vila Mathias) e Av. Hugo Maia, 212 (Rádio Clube). Caso não possuam RG e CPF, deverão ser apresentados os referidos documentos dos responsáveis pelo menor (pais, tutores etc).

ESTUDANTES (50% DE DESCONTO)

Os estudantes de cursos regulares têm direito a 50% de desconto nas passagens. Para se cadastrar num dos postos disponíveis, é necessário levar declaração de matrícula da escola (no caso de instituição pública) ou o boleto de pagamento, se estudar em colégio particular, cópias do RG ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência em nome do aluno ou dos pais ou responsáveis legais. Quem já possui Cartão Transporte deve apresentar os mesmos documentos para atualização do cadastro.