Gerência de Comunicação e Educação no Trânsito – CET-Santos

Programa de Educação para o Trânsito

Para atender às determinações sobre educação para o trânsito, inseridas no Código de Trânsito Brasileiro, a CET-Santos desenvolve um programa de educação voltado às unidades das redes pública e particular de ensino, ONGS, instituições filantrópicas e empresas. Ações educativas também são realizadas nas vias públicas, envolvendo pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. O objetivo é conscientizar toda a comunidade sobre a problemática do trânsito, envolvendo-a em ações práticas para reversão do quadro de acidentes, realizando os programas de educação abaixo elencados:

Faixa viva

Movimento de conscientização visando ao respeito à faixa de pedestres. Em faixas não semaforizadas, os pedestres são orientados a fazer valer a sua preferência na travessia. O gesto do braço esticado é estimulado pela equipa nas ruas, para fazer com que o pedestre seja melhor visualizado pelos motoristas. E estes são orientados a imobilizar o veículo e dar a prioridade aos caminhantes. A campanha também inclui a adesivagem de veículos com o símbolo do movimento.

Faixa Viva

Campanha PARE

Ação realizada nos cruzamentos não semaforizados, onde existe a placa Pare em uma das vias. Agentes de trânsito são posicionados para orientar motoristas e fazer com que cumpram à risca a sequência de reduzir a velocidade, parar, observar as condições de segurança e somente então prosseguir.

Campanha PARE

1 Bike a mais, 1 carro a menos

Ação voltada à conscientização de ciclistas sobre posturas seguras para circular com o veículo e o respeito às regras de trânsito. A abordagem ocorre sempre nas ciclovias e os condutores recebem plaquinhas com a mensagem “1Bike a +, 1carro a – . Respeite o ciclista” para serem afixadas nas bicicletas. Os especialistas de trânsito também distribuem o Manual do Ciclista, cartilha com informações gerais de como pedalar com segurança, noções das regras de trânsito, sinalizações, gestos de agentes e condutores, bem como recomendações importantes para trafegar no sistema cicloviário e demais vias.

1 Bike a mais, 1 carro a menos

Em qualquer lugar, é preciso respeitar

Campanha que incentiva o respeito e a utilização correta das vagas de deficientes e idosos, tanto em vias públicas como em estabelecimentos privados, como shoppings e supermercados. A equipe identifica as vagas especiais e observa se quem estacionou porta as credenciais específicas. Em caso negativo, afixa um informativo no retrovisor lateral do veículo com a mensagem. “Desculpe ocupar este espaço, mas você ocupou o nosso antes”. O sistema de som dos shoppings e supermercados também é acionado para avisar e identificar a placa do veículo que estacionou em desacordo.

Em qualquer lugar, é preciso respeitar

Dê a preferência – Minirrotatórias

Orientações a motoristas em cruzamentos com minirrotatórias. São explicadas as regras para quem se aproxima da sinalização, como: redução da velocidade, dar a preferência para quem já estiver realizando o contorno, nunca bloquear o cruzamento etc. Há cartilha específica para a campanha.

Dê a preferência – Minirrotatórias

Motociclistas – Duas rodas, atenção em dobro.

Campanha educativa por meio da qual agentes de trânsito abordam os condutores de moto e conversam sobre as principais regras de trânsito, como uso da viseira ou óculos de proteção, os perigos de dirigir em alta velocidade ou avançar o sinal vermelho do semáforo. São distribuídos manuais com as principais dicas de proteção para motociclistas.



Escola - Educação Infantil

Apresentação de teatro de fantoches

Ações educativas para crianças de 3 a 5 anos, abordando o tema a partir de performance teatral com orientação sobre posturas seguras, como a travessia pela faixa de pedestre, uso de cinto de segurança (inclusive no banco traseiro) e outras condutas que protegem a vida de pedestres e de motoristas.

Apresentação de teatro de fantoches

Escola - Ensino Fundamental I

Atividades na Minicidade de Trânsito (*)

Espaço que reproduz a sinalização viária existente na Cidade. Está instalada na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias. No local, os alunos circulam em minibugues na condição de passageiros e são orientados quanto ao significado da sinalização (placas e pinturas), além de respeito aos pedestres. Como caminhantes, aprendem a realizar uma travessia segura, na faixa com semáforo e nas faixas vivas. E, enquanto ciclistas, fazem o percurso pela ciclovia com o monitoramento de agentes de trânsito, que ensinam sobre as regras para quem pretende futuramente se deslocar de bike. Todos recebem folhetos e cartilhas educativas.

Atividades na Minicidade de Trânsito

Escola - Ensino Fundamental II

Curso para Ciclistas

Palestra audiovisual sobre a condução segura no uso da bicicleta. O público-alvo da palestra são alunos que estão iniciando ou já se deslocam pela Cidade utilizando bike, geralmente de casa para a escola e vice-versa. Respeito à sinalização de trânsito, atenção aos pedestres e uso dos equipamentos de proteção obrigatórios são assuntos abordados. Ao final, recebem o Manual do Ciclista.



As atividades do programa da CET são gratuitas.

(*) Para a Minicidade de Trânsito, o traslado dos alunos fica sob responsabilidade da instituição. A programação tem cerca de 2h30 de duração e a capacidade máxima, por turma, é de 30 (trinta) alunos.

Informações e agendamentos pelo telefone 3228-9300 (ramal 9330) ou por e-mail: gced@cetsantos.com.br.