Campanhas e atividades educativas – 2004 / 2005

•  Carnaval:
“No carnaval, não faça folia no trânsito”
Distribuição de 20.000 ventarolas nos clubes, bares e quadras de escolas de samba. Objetivo: conscientizar sobre os perigos causados pela ingestão excessiva de bebida alcoólica ou uso de drogas, antes de dirigir.

 

•  Pedestres:
”Pedestre, atravesse na faixa”
Distribuição de 20.000 folhetos educativos, com performances teatrais nos cruzamentos semaforizados que tiveram o maior número de acidentes. Objetivo: orientar os pedestres sobre seus deveres e direitos como cidadãos na via pública.

•  Motociclistas:
“Mantenha-se protegido em quatro rodas”
Entregues 5.000 folhetos educativos. Objetivo: orientação e conscientização a motociclistas quanto à melhor forma de conduzir o veículo, dentro das normas de circulação e segurança.

 

 

 

 

 

 

 

•  Ciclovia da Orla da Praia
Entregues 10.000 folhetos educativos nos pontos semaforizados na orla da praia. Objetivo: orientar e conscientizar os ciclistas sobre como utilizar a ciclovia, de acordo com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. Na seqüência, foram distribuídos 15.000 folhetos “Trânsito seguro é a gente que faz”, com exposição de duas bicicletas danificadas em razão de acidentes e afixação de faixas educativas.

 

 

•  Telefone Celular
Distribuição de 10.000 folhetos educativos em 20 cruzamentos semaforizados com grande incidência de infrações deste tipo. Objetivo: levar orientações aos motoristas sobre os riscos de acidentes quando o condutor utiliza o celular ao dirigir.

•  Volta às aulas
Distribuição de 5.000 folhetos educativos. Objetivo: reforçar, junto aos motoristas, quais cuidados devem ser tomados próximo às escolas.

•  Dia Mundial da Saúde:
“O Trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida.”
Distribuição de folhetos educativos. Objetivo: conscientizar a população a respeito da violência no trânsito, orientando para a paz e segurança no trânsito.

•  Túnel Rubens Ferreira Martins:
“Ciclista, evite acidentes no túnel”.
Afixação de banners e distribuição de 5.000 folhetos educativos na entrada e saída do Túnel. Objetivo: orientar os ciclistas como acessar o Túnel, com segurança, respeitando a sinalização, os veículos e os pedestres.

•  Semana Nacional de Trânsito 2004:
“O Trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida”.
Tema anual determinado pelo Denatran. Objetivo: despertar a consciência dos cidadãos para a redução de acidentes de trânsito e para uma mudança de comportamento, através da cooperação solidária em defesa da vida.

Atividades:
- Lançamento de Jogo Educativo sobre o trânsito;
- Panfletagem em diversos locais semaforizados da cidade;
- Palestra em empresas sobre Direção Defensiva;
- Aulas sobre Educação para o Trânsito;
- Evento “Na cidade sem meu carro”.

•  Semana Nacional de Trânsito 2005:
Tema Denatran: “No trânsito somos todos pedestres”
- Distribuição de 10.000 folhetos educativos com performances em oito cruzamentos semaforizados;
- Palestra no Ônibus Cine-Trânsito;
- Palestra para os alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio, com o Sr. Humberto Alexandre Gennari, que teve sua rotina alterada em conseqüência de um acidente de trânsito.